A primeira audiência do caso Xtagiarious Finance marcada para o dia 24 de Julho, no Tribunal Dona Ana Joaquina, não aconteceu, conforme previsto segundo fontes do Expansão.
A nova data é 7 de Agosto, no mesmo tribunal, a princípio.
Sobre Edson de Oliveira, ou "Dom Saramago", como também era conhecido recaem acusações da prática dos "crimes de usura, associação criminosa e burla por defraudação, consubstanciado no recebimento de centenas de milhões de Kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de 6 meses, com juros de 15% sobre o valor aplicado, o que nunca se concretizou.
No início de Agosto de 2021, o Banco Nacional de Angola bloqueou uma conta da Xtagiarious Finance, por suspeitas de que a empresa operava um esquema em pirâmide, que "engoliu" as poupanças de centenas de pessoas.
A empresa anunciava nas redes sociais taxas de juro entre "20% a 25% ao mês, no caso de clientes particulares ou premium/ empresa da primeira e única startup de finanças em Angola".
Mas as promessas não ficavam só pelas taxas de juro elevadas e apetecíveis já que algumas aplicações recebiam um bónus de "20% no final da sua aplicação.
Fonte: HoldonAngola