"Julgamento do Ex-Ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, Agendado para Julho em Nova Iorque"
O ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, enfrentará julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a partir do dia 29 de julho. Sua prisão em Nova Iorque desde o ano passado, após extradição da África do Sul, está relacionada ao caso das dívidas não declaradas de Moçambique, conforme relatado por uma organização não-governamental anticorrupção.
A data do julgamento foi revelada pelo Centro de Integridade Pública de Moçambique, que tem acompanhado o desenrolar do caso. O julgamento coincidirá com o período da campanha eleitoral para as eleições gerais moçambicanas.
Os Estados Unidos argumentam que o projeto do Sistema Integrado de Monitorização e Proteção do espaço marítimo moçambicano, que originou as "dívidas ocultas", não foi planejado pelo Governo moçambicano e nem concebido para proteger o espaço marítimo de Moçambique. A acusação afirma que o projeto foi uma fachada criada pelos réus e co-conspiradores para obter lucro.
O ex-ministro das Finanças nega todas as acusações e aponta o atual presidente, Filipe Nyusi, que à época era ministro da Defesa, como responsável por ordenar a assinatura das garantias bancárias que possibilitaram as dívidas ocultas.
Correiokianda

