
O Serviço de Investigação Criminal e a UNITEL, mantiveram no dia 20 de Agosto, na sala de reuniões das instalações sede do SIC Geral em Cacuaco, um encontro de trabalho que visou traçar estratégias de cooperação institucional, no âmbito da segurança sobre o uso da Internet para os cidadãos, de modos a prevenir os crimes informáticos no seio das comunidades, sobretudo estudantis.
Um encontro que reuniu oficiais seniores dos dois órgãos, o SIC esteve representado pelo Subcomissário de Investigação Criminal Hélder Queiroz, Director Nacional do Gabinete de Estudos, Informação e Análise, tendo na ocasião desejado boas-vindas aos visitantes e em nome do órgão manifestou total disponibilidade no reforço desta cooperação com a maior empresa de telefonia móvel do País, no âmbito da segurança sobre o uso da internet para os cidadãos.
Na ocasião a Chefe de Departamento de Responsabilidade Corporativa da Unitel, Cecília Fernandes, apresentou os resultados do estudo feito nas províncias do Huambo e Bié, no domínio da segurança na internet, sendo que o mesmo foi desencadeado maioritariamente em escolas, residências familiares e lar de acolhimento.
A responsável da área corporativa da UNITEL, avançou que os resultados ora obtidos e o seu impacto são animadores, e incentiva a prosseguir.
Por seu turno, o Director Nacional do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Superintendente-Chefe de Investigação Criminal Manuel Halaiwa, reforçou que o SIC tudo tem feito para prevenir o cidadão sobre os ataques cibernéticos.
Sendo que a segurança começa pelos usurários destes serviços, por formas a não cederem informações pessoais para desconhecidos, referindo ainda que os mesmos ataques são maioritariamente praticados por jovens nas faixas etárias de 17 aos 19 anos de idade, residentes, maioritariamente na província de Cabinda.
Fizeram parte deste encontro, à Superintendente-Chefe de Investigação Criminal Sandra Cambangula, Directora do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação, Superintendente de Investigação Criminal Francisco Policarpo Pedro, Director da DTTI, Osvaldo Godinho, Chefe de Departamento de Combate aos Crimes Informáticos,em representação do Director da Área, técnicos seniores da Unitel e especialistas do SIC. In SIC