Apesar de ter apenas 18 anos, Lamine Yamal é um dos melhores futebolistas da atualidade e naturalmente uma das grandes figuras da seleção espanhola, atual campeã europeia.
Natural de Esplugues de Llobregat, uma pequena cidade catalã, o jovem craque do Barcelona também tem fortes ligações a Marrocos, por via do pai, e a certa altura foi mesmo convidado pelos dirigentes federativos daqueles país africano a representar a formação magrebina.
O próprio confessa agora que chegou a estar indeciso, mas explica o que acabou por pesar na sua decisão.
"Foi estranho, porque sinceramente considerei a possibilidade de jogar por Marrocos. Além disso, foi na altura em que Marrocos chegou às meias-finais do Mundial, mas no momento da decisão, nunca hesitei, com todo o respeito e carinho que tenho por Marrocos.
Sempre sonhei disputar um Europeu e penso que o futebol europeu é mais acompanhado.
Vou ter sempre carinho por Marrocos, também é o meu país e não teria sido nada de estranho ou negativo jogar por eles. Mas, no fim, havia esse factor de Espanha participar no Europeu, cresci em Espanha e também sinto que é o meu país", disse, em entrevista à CBS News, sublinhando que nunca sentiu qualquer pressão no Campeonato da Europa de 2024, onde foi eleito o melhor jogador jovem do torneio.
"Em nenhum momento durante o Europeu pensei que tinha 16 anos e que estava a jogar o Europeu. Levei tudo com naturalidade, como se estivesse num torneio de sub-17. Por isso, no autocarro, via Instagram, TikTok, dormia... depois chegava ao relvado, jogava e divertia-me."
Quanto ao Campeonato do Mundo do próximo ano, Lamine Yamal, que leva sete golos e oito assistências em 14 jogos esta temporada, deixaou uma promessa que certamente fará sonhar o povo espanhol. "Tenho grandes expectativas.
Já há muito tempo que Espanha não chegava com o estatuto de verdadeira candidata à vitória. Sinto que o país está entusiasmado, eu também, e acho que este Mundial não podia vir em melhor altura, sinto-me importante, sinto-me bem e estou mesmo
