"Obras Públicas de Longa Espera em Benguela Finalmente Recebem Financiamento Britânico de 415 Milhões de Euros"
Após anos de espera, várias obras de infraestrutura pública em quatro cidades da província de Benguela estão prestes a começar, impulsionadas por um financiamento de 415 milhões de euros do Banco Britânico.
Na terça-feira, o governador de Benguela, Luís Nunes, inspecionou as futuras infraestruturas, com o objetivo de iniciar os trabalhos dentro de 30 dias.
Esta visita do governador segue-se ao desbloqueio, em dezembro de 2023, do financiamento e ao pagamento das primeiras faturas às empreiteiras na segunda-feira, 1º de abril.
Os projetos incluem habitação juvenil, estradas, hospitais, escolas, estações de tratamento de água, subestações elétricas, entre outros, que estão sendo construídos nas cidades de Benguela, Catumbela e Baía Farta.
"Queremos concluir o mais rápido possível para que fiquem à disposição da nossa população", afirmou Luís Nunes.
No município de Catumbela, está sendo construída uma unidade hospitalar, que também foi visitada pela comitiva do governador.
A administradora Cátia Teixeira destacou que, quando concluída, a infraestrutura trará benefícios para as populações locais. "É uma mais-valia para o nosso município, visto que carecemos de algumas valências que este hospital trará. Estamos na expectativa de que vamos minimizar as dificuldades que enfrentamos no setor da saúde".
No setor social, Teixeira destacou a colaboração com o centro de emprego do Lobito, que tem resultado na redução do desemprego entre os jovens.
Outras infraestruturas em construção em Benguela incluem o futuro Centro Regional Ortopédico, no Bairro Quioje, e a Casa da Juventude em Dombe Grande, entre outras.
Correiokianda

