"Estiagem de Quatro Meses Ameaça Agricultores no Moxico: 15 Mil Famílias Afetadas pela Falta de Chuva"
Há exatos quatro meses, o município do Alto Zambeze, no Moxico, enfrenta uma séria escassez de chuvas, o que está prejudicando gravemente o cultivo e afetando cerca de 15 mil camponeses da região.
Segundo o diretor municipal da Agricultura dos Bundas, Kanhica Laston, desde novembro de 2023, a região não recebe chuvas, o que compromete a colheita de mais de 40 mil toneladas de diversos produtos agrícolas.
"A colheita da campanha agrícola de 2023/2024 será comprometida porque tivemos chuvas apenas na primeira e segunda quinzena de novembro [de 2023]. Muitas culturas foram afetadas, incluindo nossos principais produtos como milho e arroz. Quase 40 mil toneladas de culturas diversas, 15 mil famílias e 11 mil hectares de terras foram afetadas", detalhou Laston.
O agricultor Jacinto Kahumba, que recebeu um crédito bancário para o plantio de mais de 60 hectares, teme não conseguir realizar a colheita.
"Desde novembro não temos chuvas regulares, perdemos os campos de arroz. Mais de 60 hectares de arroz, depois de germinarem as sementes, queimaram com o sol. Provavelmente não teremos colheita de milho, e a mandioca está apodrecendo devido à estiagem. Além disso, temos dívidas com o Estado. Enfrentamos problemas enormes", lamentou Kahumba.
Correiokianda

